Mr. Zoo

Está na hora de falar sobre a displasia coxofemoral

Quem é papai ou mamãe de pet, principalmente de doguinhos maiores, um dia já deparou com alguém falando sobre displasia coxofemoral. Mas você sabe mesmo o que ela é?

A displasia coxofemoral é uma doença de origem genética, caracterizada por um mal encaixe na articulação do quadril e que acomete, principalmente, cães de raças grandes e gigantes, como labrador, Golden retriever, pastor alemão, husky siberiano entre outros. Embora seja menos comum, existem casos de displasia em raças menores e em gatos também.

É importante ressaltar que não apenas fatores genéticos estão associados com a displasia. Embora tenham uma relevância menor, o ambiente onde o pet vive também pode ser um agente causador da doença.

A displasia tem como principais sintomas a resistência à prática de exercício físico, deformação nas articulações, dificuldade para se levantar, para deitar-se, além da claudicação, que é quando o pet manca. Todos esses sinais podem ser percebidos desde jovens, embora fiquem mais evidentes conforme a idade dele for avançando.

Essa é uma das alterações articulares mais comuns na medicina veterinária e, muitas vezes, é diagnosticada tardiamente, quando a degeneração articular já está bastante avançada e o peludinho já desenvolveu artrose. Por isso é importante estar sempre atento aos sinais e levar seu pet para fazer consultas e avaliações de rotina.

E aí? Seu filho de 4 patas está apresentando alguns desses sinais? Traz ele aqui na Mr. Zoo para uma avaliação! Quanto mais cedo a displasia for diagnosticada, mais qualidade de vida ele terá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Agende uma consulta